segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resumo-Guerra dos 100 Anos e A Grande Fome/ Yngride Yanna, Larissa Carvalho

Foi provocada pela disputa sobre a região de Flandres, importante produtora de tecidos e centro comercial, ligada por laços de vassalagem à França, mas economicamente à Inglaterra, de quem obtinha a lã. 
Outro motivo para a Guerra foi a disputa em relação ao trono Francês, reivindicado por Henrique III, da Inglaterra, que no entanto era neto de Felipe IV (morto em 1328) .

Porque ela aconteceu:
Ouve crise de retração, caracterizada por sua vez pelas Revoltas camponesas, pela Peste Negra

Onde foi:
Inglaterra e a França.

Quem Ganhou:
Inglaterra


RESUMO DA GUERRA:
A guerra dos Cem anos foi um conflito entre França e Inglaterra, que na verdade durou 114 anos. Porém, não foram 114 anos ininterruptos de guerra, isto é importante saber. Ao final do conflito, a Inglaterra é a grande "vencedora". Mas, mesmo vitoriosa ela contrai enormes dívidas, que posteriormente tenta impor às treze colônias (hoje, EUA), o pagamento dessas dívidas. Fator que contribuirá para a independência dos EUA.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Grande fome de 1315-1317 na Europa (ocasionamente datada como 1315-1322) foi a primeira de uma série de crises em larga escala que atingiram a Europa no inicio do século XIV, causando milhões de mortes por um grande número de anos, marcando assim o fim de um período anterior de prosperidade durante o século XIII. Iniciando com um tempo ruim na primavera de 1315, quebras universais de colheitas passaram por 1316 até o verão de 1317. A Europa não se recuperou totalmente até 1322. Foi um período marcado por níveis extremos de crimes, doenças, mortes em massa e infanticídio. Houve consequências para a Igreja CatólicaEstados, sociedade europeia e as futuras calamidades do século XIV.


Na primavera de 1315, chuvas acima do normal começaram na maior parte da Europa. Pela primavera e verão, continuou chovendo e a temperatura se mantinha fria. Nestas condições os grãos não semeavam. Os grãos foram levados para silos em urnas e potes. Os alimentos para os animais não podiam ser curados, então não existia ração para o gado. Os preços dos alimentos começaram a subir. Os preços na Inglaterra dobraram entre a primavera e o meio do verão. Sal, a única maneira de curar e preservar carne, era difícil de se obter, porque a água não evaporava no tempo úmido. Ele pulou de 30 para 40 xelins. Na província de Lorraine, o trigo subiu 340% e os camponeses não podiam mais pagar por pão. Estoques de grãos para emergências de longo prazo eram limitadas apenas para nobres e lordes. Graças às pressões populacionais, mesmo colheitas acima da média significavam que alguns passariam fome. Pessoas começaram a colher raízes comestíveis, plantas e castanhas, entre outros alimentos, nas florestas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário