domingo, 10 de junho de 2012

Pentaminós

Grupo : Weslley Rhaonny, Jalyson Rahony, Bruno de Lucas, Samuel Melo e Wagner da Silva

                                      Pentaminós

   Os pentaminós pertencem a classe dos "poliminós", assim como o conhecidíssimo dominó. O termo "poliminó" teria sido proposto por Solomon W. Golomb, matemático chefe do Laboratório de Jato Propulsão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, no ano de 1954.
   
   Atentando para a forma, só existe um único tipo de dominó (dois "cubos" ou "quadrados" unidos por um dos lados).Se há um único tipo de dominó, existem dois tipos de triminós e cinco tipos de tetraminós. Já com os pentaminós o número pula a doze.

    A proposta do pentaminós é a seguinte: cada peça é formada por 5 cubos, unidos pelos lados. O total são 12 peças diferentes, que permitem a criação de inúmeros problemas e suas soluções.
·         Cada pentaminó é composto, obviamente, por 5 quadrados. A soma total dos quadrados de um jogo completo de pentominós é de 60 quadrados.
·         Existem 2.339 formas de se arrumar um kit de pentaminós, na forma de um retângulo de 10 x 6 quadrados, mas apenas duas soluções possíveis para formar um retângulo de 3 x 20 quadrados.
·         Para se atingir esses resultados existem 1.004.539.160.000.000 possibilidades a serem verificadas.


  

A relação com a matemática e bem óbvia, o jogo explora  geometria, muita lógica e raciocínio pois esse jogo foi criado por um matemático que buscou em um jogo rápido e eficaz utilizar varias formas geométricas que não são tão exploradas em nosso dia a dia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário