Ao longo de seu desenvolvimento, o movimento renascentista
rompeu os limites das cidades italianas para assim se manifestar em outros
grandes centros urbanos da Europa observamos a consolidação de uma rica
burguesia mercantil que investiu grandes quantidades no financiamento de
artistas locais. Em muitas casas, os artistas flamengos pintavam retratos,
cenas do cotidiano em templos religiosos.
Nesse âmbito, os irmãos Van Eyck e Piter Brulghel tiveram
seus quadros marcados pela representação das festas populares e de homens
comuns da sociedade da época. Outro grande pintor desse mesmo contexto foi
Iteronymus Bosch, responsável por uma obra que se singularizou pela construção
de cenas fantástica e numéricas, que
certa medida, antecipou os surrealistas do século XX.
No sacro império germânico, podemos notar que foi um
renascimento comparados aos demais países europeus, foi uma experiência tardia.
Albertch Lurer (1471-1528) foi um dos mais importantes nomes entre os
renascentistas germânicos, ficando bastante conhecido com as duas gravuras
feitas em madeira e metal. Hans Holbein (1497-1543) destacou-se na concepção de
retratos , e Lucas Cranach, O Velho (1472-1553) teve seu nome vinculado aos
quadros de temática religiosa.
ALUNO: JALYSON RHAONY
1° ANO
O movimento renascentista que nasceu na Itália rapidamente se manifestou em outros grandes centros urbanos da Europa. Os mecenas (ricos burgueses da época) investiram grandes quantidades no financiamento de artistas que tinham aptidões artísticas.
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