segunda-feira, 6 de agosto de 2012


QI-QUESTÃO DE INTELIGENCIA

GRUPO: Carlos Eduardo, Rafael Xavier, Andressa Araujo, Lysander Pereira, Glênio Rodrigues, Diogo Ferreira, Wagner Mendonça.

Professor :Edgard       3º ano     QI-SUL
Assunto: Gaiola de Faraday ,Poder das Pontas , Blindagem Eletroestática .



TRABALHO DE FÍSICA

 

 

 

 

 

 




Gaiola de Faraday

O efeito de gaiola de Faraday faz com que o campo electromagnético dentro de um condutor em equilíbrio é zero, anulando o efeito de campos externos. Isto é porque quando o driver é sujeita a um campo electromagnético externo polarizada, de modo que está carregada positivamente no sentido de que é o campo electromagnético , e carregado negativamente na direcção oposta. Uma vez que o condutor tem sido polarizada, gera um campo eléctrico igual em magnitude, mas oposta em sentido para o campo electromagnético , em seguida, a soma de ambos os campos dentro do condutor é igual a 0.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e4/Elektrisch_dode_kamer_%28kooi_van_Faraday%29.JPG/220px-Elektrisch_dode_kamer_%28kooi_van_Faraday%29.JPG

A entrada para uma sala de Faraday.
Ele mostra em muitas situações cotidianas, por exemplo, mau funcionamento de telefones no interior de edifícios com elevadores ou estrutura de grade de aço.
Uma maneira de verificar é com um raio de um rádio sintonizado Onda Média . Cercá-lo com um jornal, o som está correto. No entanto, se o papel está substituído com um papel de alumíniopára emitindo os sons de rádio: o alumínio é um condutor eléctrico e tem o efeito de gaiola de Faraday .
Este fenômeno, descoberto por Michael Faraday , tem uma importante aplicação na aeronave ou na proteção de equipamentos eletrônicos sensíveis, tais como repetidores de rádio e os discos rígidos e de televisão localizadas em topos de montanhas e expostos a perturbações eletromagnéticas causadas por tempestades

Operação
A operação da gaiola de Faraday é baseado nas propriedades de um condutor em equilíbrio electrostático. Quando a caixa de metal é colocado na presença de um campo eléctrico externo, as cargas positivas permanecem nas posições da rede, os electrões, no entanto, que, em um metal são livres, são movidos na direcção oposta ao campo eléctrico, e embora a carga total do condutor é zero, um lado da caixa (na qual os electrões acumulam) é deixada com um excesso de carga negativa, enquanto o outro lado é executado de electrões (carga positiva).

 

 

Método casa para criar uma gaiola de Faraday

Use uma rede de arame e desenvolver uma caixa de estilo com ela. Então ela colocou dentro do objeto que a interferência.


O Poder da Pontas

raio-cruzO poder das pontas é a forma como é chamado o princípio físico que rege o funcionamento de alguns objetos do nosso cotidiano, como os para-raios e as antenas. Ele foi utilizado por Benjamin Franklin, em 1752, em sua famosa experiência da pipa, que deu origem à sua invenção mais famosa, o para-raios.

Segundo este princípio, o excesso de carga elétrica em um corpo condutor é distribuído por sua superfície externa e se concentra nas regiões pontiagudas ou de menor raio. É nas pontas que a energia é descarregada. Isso ocorre porque as extremidades são regiões muito curvas e, como a eletricidade se acumula mais nessas áreas, um corpo eletrizado dotado de pontas acumula nelas sua energia. A densidade elétrica de um corpo será sempre maior nas regiões pontudas em comparação com as planas.

Sendo assim, uma ponta sempre será eletrizada mais facilmente do que uma região plana. Isso também explica o fato de um corpo já eletrizado perder sua carga elétrica principalmente pelas terminações, sendo difícil mantê-lo dessa forma. Além disso, essa extremidade eletrizada tem sobre os outros corpos um poder muito maior do que as áreas que não são pontudas.

É devido a esse princípio que se recomenda, em dias de tempestade, a não permanência embaixo de árvores ou em  regiões descampadas, porque a árvore e o corpo humano atuam como pontas em relação à superfície do solo, atraindo os raios. Se estiver em um local sem proteção  é recomendado ficar abaixado, com os braços e pernas bem juntos, em forma de esfera, evitando que seu corpo funcione como uma ponta.


BLINDAGEM ELETROSTÁTICA

O que vem a ser uma blindagem eletrostática, por hora vamos imaginar um condutor oco, ou seja, uma caixa metálica, quando um corpo como este é eletrizado, as cargas elétricas tendem rapidamente a se localizar em sua superfície externa, distribuindo-se de modo a tornar nulo o campo elétrico em todos os pontos do interior do condutor.

Desta maneira, uma cavidade no interior de um condutor é uma região que não será atingido por efeitos elétricos produzidos internamente, desse modo, em dias de chuva, é favorável estar dentro de um carro, certamente estará seguro de raios.

Podemos ver então que ao encostar os canudos, teremos uma blindagem eletrostática e quando retornamos a configuração anterior temos carga nas duas superfícies.







BIBLIOGRAFIA





http://es.wikipedia.org/wiki/Jaula_de_Faraday

Nenhum comentário:

Postar um comentário