segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alunos meus...queridinhos do meu coração! Leiam atenciosamente o texto a seguir para atividade em sala!



Que seja a última!
Não dá para crer que guerras ainda existam no século 21.Elas foram a maior tragédia da humanidade no século 20. Só na Segunda Guerra Mundial morreram 50 milhões de pessoa, a maioria civis. É como se, num terremoto fossem varrias do mapa todas as pessoas que moram nos estados de São Paulo e Rio.

               Obsecados por causas políticas e com frieza glacial, os senhores do mundo esquecem que as operações militares deixam para trás sofrimentos inconsoláveis. No século 20, costumávamos tomar conhecimento do aspecto humano das guerras pelo cinema ou pelos livros, muito tempo depois que elas terminavam. Nesta guerra do Iraque, muita desgraça pode ser vista ao vivo, na televisão, 24h por dia.

               Felizmente, a TV ainda não mostra tudo. Guerra ao vivo é um programa que deveríamos banir da vida de nossos filhos. Já basta o que eles têm de aprender nos livros sobre os horrores das batalhas do passado...

               Os soviéticos perderam 26 milhões de pessoas na Segunda Guerra. Hitler invadiu a URSS em 1941, com 4 milhões de soldados.Nas três primeiras semanas de combate, foram mortos 2 milhões de homens do Exército Vermelho...

                Não há limites para as atrocidades nas guerras.Quando os alemães invandiram a URSS com divisões panzers, os soviéticos inventaram uma arma não-convencional para explodir os poderosos tanques de invasores. No melhor estilo pavloviano, treinaram cães oferecendo comida embaixo de tanques de guerra... Quando os animais, famintos, viam os panzers alemães, corriam para debaixo deles. No peito, levavam uma bomba, e, nas costas, uma espécie de antena que, ao roçar o fundo do veículo, detonava a carga explosiva.

                No Iraque, pelo menos 5.000civis, que nada tinham a ver com a guerra, já foram mortos.Comoveu o mundo a história do menino ALI ISMAIL ABBAS, que ficou órfão e perdeu os dois braços quando a casa dele foi bombardeada.

            Mesmo com a TV ao vivo, não vimos um milésimo da tragédia humana escondida nesta guerra, que felizmente está terminando.Há, por certo, muitos dramas semelhantes ao de Ali no Iraque destroçado.Está é a primeira grande guerra do século 21. QUE SEJA A ÚLTIMA!
Benjamin Steinbruch
Vocabulário
Panzer: Veículo brindado, carro de combate
Pavloviano: Relativo a Pavlov, fisiologista russo, famoso pelas teorias do reflexos condicionados.

Um comentário:

  1. A HUMANIDADE NÃO APRENDEU QUE ESTAS GUERRAS TRAZ MUITAS TRISTEZAS E ATERRORIZA NOSSOS FILHOS. A PAZ É SINAL DE LUZ E AMOR AO PRÓXIMO.

    ResponderExcluir