domingo, 9 de junho de 2013

Brasil

- Os movimentos revolucionários do século XIX foram influenciados pelos ideias do liberalismo, nacionalismo e socialismo.
Como podemos associar esses ideais a história contemporânea do nosso país?

O Brasil atualmente vive um processo de país desenvolvido, onde já passou por várias transformações econômicas e sociais.
Após a independência em 1822, o país viveu o processo de monarquia, até 1889 quando foi proclamada a república e em 1930 uma nova era para o país com a entrada de Getúlio Vargas e seu governo populista.


Em 1930 começa uma nova era no Brasil. O país vive o capitalismo como modelo econômico, o liberalismo era visto de forma ainda conturbada. 
1950 entra o presidente que expôs o capitalismo de forma direta, JK como era conhecido, onde foi o presidente que abriu às portas para as indústrias e assim como Getúlio, mantinha a característica nacionalista, exaltando um novo Brasil que estava à se formar.

Anos depois, João Goulart assume o poder de presidente, mas renuncia após denúncias de participar de um movimento onde queria instituir o socialismo junto com Jânio Quadros no Brasil.
Em 1964 é instaurado o Golpe Militar. O liberalismo se acaba, os militares tomam conta do Brasil. Tempos depois o golpe militar acaba e com isso as diretas já tomam conta da população, onde todos queriam o direito ao voto.
Atualmente vivemos o presidencialismo de forma organizada e sempre aliada ao capitalismo e onde todos podem ter direito a opinião e expor suas opiniões.

Aluno: Lucas Rodrigues
2° ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário