domingo, 9 de junho de 2013

A influência do liberalismo e do anarquismo no processo de independência dos países latino-americanos

O liberalismo e o anarquismo com seus ideais de liberdade econômica, política, religiosa e intelectual junto com o desejo de diminuir ou no caso do anarquismo extinguir o poder estatal, influenciou e muito a independência dos países latino americanos inclusive o Brasil.

Depois das ditas Revoluções liberais ( Francesa, de 1848, Americana e etc), as colonias latino americanas começaram a se rebelar e querer se tornar independente.
A Doutrina Monroe com a frase " A América para os Americanos", ajudou a consolidar a Independência latino americana, ao apoiar a guerra de libertação dos crioullos.

O pensamento liberal teve seu inicio no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicadas pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou forças com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Os dois principais tópicos liberais que influenciaram a independência dos países foram:
-Defesa da propriedade privada;
-Mínima participação do estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado).

Já o anarquismo pode ser definido como uma doutrina que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação. Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra "Que é a propriedade?" (1840).
Com tudo isso depois da independência ainda ficou um dependência muito forte economicamente falando, principalmente com a Inglaterra.

Aluno: Samuel Melo
2° ano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário