quinta-feira, 11 de abril de 2013





Colégio Qi
Disciplina: Geografia
2º Ano – Médio
Professora: Irlânia Leite
Tema: Lixo Sólido
Equipe: Marta Ferreira, Thamires Carvalho, Jalyson Rahony, Farlly Santiago, Samuel Melo
Lixo Sólido, O planeta pede socorro!
 O consumismo está modificando o nosso planeta e o resultado disso se resume em uma única palavra LIXO ! Estamos vivendo uma cultura de consumo excessivo e o reflexo é a produção cada vez maior de resíduos sólidos em todo o mundo.
A produção de resíduos sólidos chega a 2 milhões de toneladas por dia, são 730 milhões de toneladas por ano, deste modo a produção de lixo se torna maior que o crescimento populacional mundial.
O Brasil produz cerca de 6,5% de todo lixo mundial, Só no ano de 2010 o país produziu 60,8 milhões de toneladas de lixo.Os maiores problemas do lixo sólido são a sua coleta e o seu descarte 10% do lixo total de 2010 não foi coletado acabando em ruas, córregos e terrenos baldios, 42% do lixo não recebeu o descarte adequado e apenas 57% dos municípios brasileiros possuem alguma iniciativa de coleta seletiva. Más qual o destino de todo esse lixo ?  Grande parte dele são descartado em aterros sanitários, uma pequena porcentagem ficam nos lixões e uma porcentagem mínima é colocada para cremação.
Todo esse lixo sólido leva muito tempo para se decompor uma latinha de refrigerante que você toma em mais ou menos 5 minutos leva cerca de 100 anos para se decompor na natureza assim acontece também com o  plástico, o vidro leva 1 milhão de anos para se decompor. Esse grande volume e o descarte incorreto gera enormes consequências como: Poluição do solo, ar e água e etc.
Precisamos mudar nossos hábitos, o planeta pede socorro, afinal o consumismo toma conta do mundo e a natureza responde da forma mais triste possível, atitudes simples como: Tomar um refrigerante e não jogar o recipiente no chão, não misturar a parte dos recicláveis com lixo orgânico ou ler este artigo e não jogar o papel no chão, são atitudes simples más que podem salvar o planeta.
 
.
 

Um comentário:

  1. Muito bom! O caminho é esse, vamos fazer a nossa parte. A preservação do meio ambiente é de responsabilidade nossa...

    ResponderExcluir