terça-feira, 2 de abril de 2013

Aluno: Agripino Medeiros
Serie: 2º ano
Professora: Irlânia Leite

Aquecimento global
De acordo com as definições científicas, o aquecimento global é caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta terra de 1° Celsius ou mais ao longo de 100 ou 200 anos. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, no último século a temperatura média da Terra apresentou aumento de 0.6+ou-0.2 C, com picos de elevação entre os anos 1910 a 1945 e 1976 a 2000.
O principal fator responsável por sua ocorrência é o efeito estufa. O efeito estufa é gerado através do acúmulo de gases poluentes na atmosfera, entre eles dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono, os quais são liberados no ar através da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, queima de florestas, emissão de gás carbônico pelas fábricas.
Na verdade o efeito estufa é um fenômeno natural em que uma parte da radiação solar que chega a Terra acaba sendo refletida pelas nuvens e pela superfície terrestre enquanto outra é absorvida. Dessa energia absorvida, uma parte é irradiada na forma de calor para a atmosfera, isso acontece, pois as nuvens e certos gases atmosféricos, como o vapor de água, dióxido de carbono, metano e dióxido de nitrogênio reirradiam esse calor de volta para a superfície terrestre, aquecendo-a. Esse fenômeno é muito importante, pois através dele a temperatura do planeta se mantém compatível com os seres vivos que nele habitam. 
O problema acontece quando esse efeito se intensifica, aumentando a temperatura além do normal. Nós vemos todos os dias as consequências que a intensificação do efeito estufa, como o aumento do nível dos oceanos, que ocorre devido ao derretimento das calotas polares, fazendo o volume das águas aumentarem, podendo, futuramente causar a submersão de muitas cidades litorâneas, vemos isso direto com o aumento dos casos de tsunamis.

Um comentário:

  1. Boa a sua Pesquisa!
    "Os problemas ambientais são consequência direta da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida..." Precisamos urgentemente repensar as nossas atitudes em relação ao meio ambiente.

    ResponderExcluir