quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Energia eólica no Brasil

Trabalho de Geografia
Professor: Aldenir Lins
Aluna: Jeyse Christynne de Oliveira Ribeiro - 3° ano 


Geração de energia eólica no Brasil
Apesar de ter um território vasto com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte. Atualmente, o Brasil produz cerca de 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% de participação no sistema elétrico nacional. São apenas 46 parques eólicos (usinas eólicas) em todo território nacional (dados de 2012)
A expansão 
Porém, a boa notícia é que o governo federal contratou 140 novos empreendimentos que deverão estar em operação até o final de 2013. Com estes novos parques eólicos, passaremos a produzir cerca de 5 mil megawatts, passando para 4,2% de participação no sistema elétrico nacional.
Esta expansão está atraindo grandes empresas internacionais que apostam no crescimento deste tipo de energia no Brasil. 
Importância
A geração de energia elétrica através desta fonte é de extrema importância para o Brasil, pois se trata de uma fonte renovável e limpa. Com a energia eólica, nosso país está dando um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável.

Principais Parques Eólicos no Brasil:
- Complexo Eólico Alto Sertão I - localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais.
Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório, éo segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.
Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts.
Parque Eólico Alegria: instalado na cidade de Guamaré (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts.
Parque Eólico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). Possui capacidade instalada de 41 megawatts.
Parque Eólico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Ceará). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Homenagem ao dia dos Professores

Ontem (10/10) aconteceu no QI-Sul, a homenagem ao dia do Professor (15 de outubro).

O evento aconteceu na hora do intervalo com os alunos da própria unidade e do QI-Litoral Norte. Pela primeira vez tivemos a honra de receber alunos de outra unidade, nessa singela homenagem ao nosso corpo docente, que está presente conosco todas as manhãs ou até mesmo nos 200 dias de ano letivo.

Apesar de ser uma profissão que não é remunerada à altura da responsabilidade e da fundamental importância que um professor tem, ele tem sempre em mente a missão de educar de forma mais ampla e com clareza os alunos para qual lecionam.

O professor é a peça chave de toda a humanidade. Sem eles não existiria médicos, engenheiros, advogados e qualquer instrução de vida para o homem. Além de muitos desempenharem a função do professor na sala de aula, eles ainda fazem o papel de amigo, enfermeiro, conselheiro, juiz, terapeuta familiar kkkkkkkk entre outros!

Na Unidade Sul, a manhã da quinta-feira foi marcada com um coral feito com os alunos de Cabedelo e a participação dos próprios alunos do Sul. Na ocasião alunos da própria unidade sul foram homenageados pelo coordenador da escola, levando em conta a importância de cada um e o papel desempenhado por eles na escola.

Algumas imagens realizadas durante o evento:

Coordenador Naldinho e as alunas que fizeram parte do coral

Só os feras! Magno, Edgard ( o mestre na fisica ), Bruno ( fazendo parte da Biologia )

Professora de Física Isabelly, Isaias ( Coordenador ) e Suênia ( Matemática )

Professores e alunos 
Aluna Pâmela ( 3° ano - Sul ) realizando uma leitura de reflexão
                                   


Sr. Pedro, como sempre de bem humor atendendo na cantina!!

Coral das alunas do Litoral Norte

Texto e imagens: Lucas Rodrigues

sábado, 5 de outubro de 2013

Apresentação de Hip Hop

A sexta-feira no QI-Sul, foi marcada pela apresentação de um grupo de Hip Hop, na hora do intervalo escolar.
Todos os alunos puderam observar a dança e as manobras que o ritmo exige. 

A dança que é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova York, chegou ao Brasil na década de 80, principalmente na cidade São Paulo.

O grupo que se apresentou na escola é um grupo de jovens, bem habilidosos com a dança e que levou animação e entusiasmo aos alunos da unidade.

Confiram abaixo alguns registros:









Texto e imagens: Lucas Rodrigues

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Aula extra-classe

Hoje (02/10) foi realizada uma aula de campo com os alunos de todo o Ensino Médio da Unidade Sul.

Com a organização realizada pelo Coordenador, os alunos obtiveram uma chance de conhecer um pouco mais sobre o Corpo Humano e até mesmo para aqueles que desejam ingressar na área de Medicina saber o que lhe esperam em um curso competidíssimo entre todos.

A Faculdade que abriu as portas para receber os alunos, foi a Facene/Famene. Localizada no bairro do Valentina, a universidade dispõe de uma moderna estrutura de ensino, com várias salas de aulas todas equipadas com ar-condicionado e data show. Os laboratórios de última geração para propor ao aluno uma interação e absorção concreta do assunto abordado na sala de aula.

A parte mais esperada dos alunos foi a área onde ficam os cadáveres que são utilizados nas aulas de Anatomia e de estudo de todo o corpo humano. Foi dada uma explicação básica de alguns órgãos e da total importância e funcionamento do coração. 

Os alunos também puderam conhecer um pouco do local onde ficam os ossos desde de crânio ao fêmur. Foram vistos também os estágios de um feto.  
É proibida a fotografia da área onde ficam os cadáveres e da sala de ossos.

Foi mostrada também a sala de microscopicos onde, nós alunos tivemos o acesso para visualizar alguns tecidos e pequenos filamentos do corpo humano.

Após todo o percurso pela Faculdade, foi mostrado também o material de publicidade-propaganda da escola, que exibia os diferenciais da instituição de ensino que é reconhecida pelo MEC e em todo Brasil, por ter o maior estoque de ossos para estudo.
Ao final foi servido um coffe-break para os visitantes e as considerações finais feitas pelas monitoras que nós acompanharam durante todo o percurso feito na Faculdade.

Alguns dos poucos registros fotográficos feitos nas dependências da instituição:



Orientações de como se comportar nas dependências da Faculdade.

Área da biblioteca




Turma do 2° ano marcando presença, com a professora Taíza